Brazilian Rice

O projeto Brazilian Rice tem como objetivo a promoção comercial do arroz brasileiro e seus derivados no mercado internacional. Trabalha para aumentar as exportações brasileiras de arroz beneficiado e dos produtos brasileiros produzidos a partir deste cereal.

Instituído em 2012, o projeto é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Arroz – Abiarroz e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil.

O Projeto Brazilian Rice realiza ações de inteligência de mercado, posicionamento e imagem e promoção comercial para as empresas participantes. As ações de inteligência de mercado fornecem às empresas informações sobre os mercados alvo do projeto e disponibiliza capacitações nas mais diversas áreas do comércio exterior. As ações de posicionamento e imagem visam levar ao conhecimento de importadores internacionais o potencial de fornecimento brasileiro. E nas ações de promoção comercial colocamos o exportador brasileiro frente a frente com o importador para que possam se conhecer e realizarem ótimos negócios.

O Brasil é o maior produtor de arroz fora da Ásia e a qualidade do nosso arroz beneficiado tem a aprovação dos clientes mais exigentes.

O Brazilian Rice é um Projeto Nacional, aberto a todas as indústrias e cooperativas brasileiras beneficiadoras de arroz ou de produtos derivados de arroz que desejem aumentar suas exportações ou diversificar seus mercados.

O projeto é gerido por um Comitê Gestor composto por representantes das empresas participantes, da Associação Brasileira da Indústria do Arroz – Abiarroz, Agência Brasileiro de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil, Instituto Rio Grandense do Arroz – IRGA, Federação das Cooperativas de Arroz do Rio Grande do Sul – FEARROZ, Sindicato das Indústrias do Arroz do Estado do Rio Grande do Sul – SINDARROZ-RS e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS.

O Projeto

Posicionamento e Imagem

A abertura de canais que divulguem a qualidade do arroz e seus derivados para os mercados alvo do Projeto é o objetivo desta faceta do projeto. O trabalho passa pelo relacionamento com formadores de opinião – como técnicos da área, críticos e jornalistas – e geração de conteúdo para mídias tradiconais e digitais. Na realização deste trabalho, são convidados formadores de opinião para conhecer a produção e o beneficiamento do arroz brasileiro.

Apoio à Promoção e Qualificação

A capacitação dos agentes do setor industrial orizícola constitui ponto essencial para o processo de ampliação das exportações, e contribui também significativamente para um melhor desempenho no mercado interno. Por isso a preocupação do Projeto em instituir um calendário com capacitações nos mais diversos ramos de conhecimento. Atualização de conceitos e novos conhecimentos que permitam inovar são buscados por meio de missões técnicas, seminários e parceiras com fornecedores.

Informação

A geração e difusão de informação tem um papel importante neste Projeto. As conquistas e os avanços do setor orizícola brasileiro são divulgados por meio de ampla rede de comunicação atingindo desde o publico final até os próprios agentes da cadeia produtiva. Além dos materias informativos desenvolvidos especialmente para esse fim, são realizados encontros regulares abordando temas como aspectos técnicos, comportamento dos mercados e o surgimento de tendências. Além dos encontros são desenvolvidos estudos de mercado focados em cada um dos mercados alvo que são apresentados e disponibilizados para as empresas participantes do projeto.

Promoção Comercial

Esforços são desenvolvidos para construir relacionamentos comerciais entre os participantes do projeto e potenciais importadores nos mercados escolhidos. As ações focam na criação de ambiente para consolidação de negócios, como feiras, rodadas de negócios no Brasil e no exterior para aumento das exportações de arroz e seus derivados. Projetos especiais desenvolvidos pela Apex Brasil como Projeto Carnaval, Projeto Formula Indy, Projeto Copa das Confederações e do Mundo também estão disponibilizados para as empresas participantes.

Ações Institucionais

A articulação da indústria orizícola brasileria com seus parceiros e fornecedores busca sempre o posicionamento político frente a questões que são importantes para o setor. Por meio dessas ações, os projetos ligados a Abiarroz se fazem presentes em eventos no mundo todo, divulgando este produto brasileiro de alta qualidade.